Em geral, as companhias alcançam o crescimento sustentável realizando investimentos que possibilitam o crescimento de receitas com manutenção da lucratividade.

A gestão do capital é essencial para que a companhia obtenha acesso imediato aos recursos necessários para as despesas do dia a dia, enquanto garante ao mesmo tempo que os recursos estão investidos da forma mais produtiva.

Alcançar uma gestão eficiente do capital requer o balanceamento das necessidades de cada empresa, evitando nos casos de falta de liquidez, a necessidade de reestruturações (venda de ativos), pedidos de recuperação judicial ou até de falência . Por outro lado, o excesso de disponibilidades no caixa da empresa também pode não ser a melhor forma de remunerar o capital do acionista.

Uma boa gestão do capital requer um equilíbrio dos ativos de curto prazo (Ex. contas a receber e estoques)  com passivos de longo prazo (Ex. fornecedores, empregados e instituições financeiras). Para realizar este gerenciamento de forma bem sucedida, as companhias devem investir o seu caixa em investimentos de curto prazo (Ex. CDB, Compromissada), controlar o seu ciclo financeiro e manter seus limites de crédito com instituições financeiras ativos.

A gestão do capital é uma tarefa ampla e a sua execução requer uma série de atividades como: estimativas de fluxo de caixa, apresentações e reuniões com credores, contratação de financiamentos e demais atividades.

Para auxiliar as empresas na correta gestão do capital, a Rittmo Consultores assessora clientes na busca, avaliação e obtenção de fontes de capital adequadas a projetos de investimentos, capital de giro ou reestruturações de dívidas.